terça-feira, 10 de maio de 2011

Veja, faça-me o favor ...


Essa semana lendo a revista Veja edição 2215, ano 4- número 18, vi que nela continha uma matéria com o seguinte título "Revolução a favor", na qual a revista comenta que na novela do SBT Amor e Revolução "as figuras heroificadas comungam traços biográficos com os grão- petistas." Ainda segundo Veja, "a mocinha Maria Paixão (Graziela Schmitt) é um estudante que integra uma organização revolucionária- como, adivinhem, Dilma Rousseff."
Achei sinceramente que não advém comparar a personagem- principal com a nossa presidenta, visto que muitas outras mulheres integraram as organizações revolucionárias e engajaram-se na luta contra a ditadura. Dilma lutou contra o regime sendo torturada e presa, isso todos sabemos, mas a questão é que muitas outras pessoas também, e jamais podemos esquecer de seus esforços para hoje sermos um país democrático.
O fato é que a novela em questão toca numa ferida aberta, pois o Brasil foi o único país que não puniu seus torturadores da ditadura.
Muitos militares sentiram-se incomodados com a veiculação da novela devido a atitude do autor em não poupar o público das fortes cenas de tortura.
O site www.acervoditadura.rs.gov.br possui uma lista com o nome de mortos e desaparecidos dos anos de chumbo, muitos jovens morreram defendendo uma causa, e até hoje não se sabe onde estão seus corpos. E como escreveu meu ilustrissimo Chico na época ditatorial: "A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar, mas eis que chega a roda-viva e carrega o destino pra lá..."
Se hoje temos um país com liberdades individuais garantidas é por que muitos se engajaram para isso. E quem sabe ainda, veremos os verdadeiros criminosos punidos.



Um comentário:

  1. pois é...concordo com vc é uma vergonha para o país ter deixado impune esses criminosos da ditadura, mães perderam seus filhos, filhos perderam seus pais... e tudo ficou por isso mesmo, como se apenas uma indenização do Estado bastasse para apagar a dor e sofrimentos dessas famílias...
    bjss

    ResponderExcluir